domingo, 13 de setembro de 2015

DIVERGÊNCIAS À INSTRUÇÃO NORMATIVA E OS FÓRUNS DOS PONTOS DE CULTURA PARA CHEGARMOS A ELE AINDA PONTOS DE CULTURA

Resultado de imagem para CULTURA VIVA


Prezad@s, bom domingo pra tod@s!!!!

Inaugurando a discussão do Fórum Nacional, para chegarmos a ele ainda Pontos de Cultura!

Ponteir@s, foi discutido em rede nacional da CNPdC as Divergências d@ GT Cultura Viva/CNPdC à Instrução Normativa, publicada sem a anuência e a ciência de todo o GT. É fundamental que os Pontos destacados pelo GT e Acrescidos da contribuição desta Comissão, sejam a referência para as discussões entre esta Comissão e o MinC. É fundamental que a Rede Nacional e os Fóruns que se iniciam tenham amplo conhecimento das questões apresentadas , para que sejam devidamente discutidas nos Estados, frente a legislação local. 
A realização das Audiências Cultura Viva pelos Estados pode promover um diálogo no sentido da implementação da Lei em nível Estadual e ainda da criação da Lei Cultura Viva Estadual, a IN publicada induz a erros e não resolve o passivo...as audiências podem ser uma ferramenta para corrigir muitas dessas discrepâncias, INtervenções e INvenções... Talvéz daí o descaso com a realização da ação.


E por falar em GT Cultura Viva...Alguém tem notícia do GT de Regulamentação da LCV? Parou pra fazer Teia dos auto declarados? Os editais de fachada pra thurma das mídias periféricas...e a ampla ausculta aos movimentos sócio culturais dos amig@s ignorados pelo mundo...e o resto?

Ah sim, os Estados terão dificuldades em se entender com essa gestão, a legislação e a Instrução Normativa...Como está essa situação no seu Estado? Aqui na Bahia não está tranquilo e teremos uma primeira reunião com a Comissão Executiva da Comissão Estadual dia 23 09 2015, aqui em Itabuna, quando espero ter informações oficiais...Mando notícias...

Há braços grapiúnas,

Lula Dantas

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Governador Rui Costa, exigimos a liberação imediata da *Contra Partida do Estado para o Edital 01/2014 Pontos de Cultura da Bahia.




Governador Rui Costa,

Exigimos a liberação imediata da *Contra Partida do Estado para o Edital 01/2014 Pontos de Cultura da Bahia.

Faz mais de um ano que 127 Instituições habilitadas no edital aguardam o processo de regulamentação da Lei Cultura Viva. O prazo legal para a assinatura do Termo de Compromisso Cultural inicia em 08 de julho de 2015 e o Estado da Bahia ainda não honrou seu compromisso com o Ministério da Cultura e com os Grupos Culturais contemplados, depositando o valor da contra partida.
Essa demora na liberação do valor acordado entre o Estado da Bahia e o MinC pode causar até o cancelamento do Edital 01/2014, prejudicando ainda mais todas as instituições habilitadas e produzindo um grande desgaste na implementação da Política Nacional de Cultura Viva, pois esse poderá ser o segundo edital cancelado, seguido, para a Rede de Pontos de Cultura da Bahia.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

COMISSÃO ESTADUAL DOS PONTOS DE CULTURA DA BAHIA REÚNE-SE EM SALVADOR COM AGENTES E AUTORIDADES CULTURAIS PARA DISCUTIR A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI CULTURA VIVA NO ESTADO


                                      
                                      
Representantes da Comissão Estadual dos Pontos de Cultura da Bahia/CEPdC-BA reuniram-se no dia 09 de fevereiro de 2015, na Sede do Instituto Palmares em Salvador BA, com Representantes de Pontos de Cultura, Grupos Culturais parceiros e autoridades do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Na pauta, estratégias para implementação da Lei Cultura Viva no Estado da Bahia e o início do diálogo entre os Pontos e a nova gestão da Secult . A Lei Cultura Viva/LCV cria a Política Nacional de Cultura Viva/PNCV, e esta, novos instrumentos e procedimentos burocráticos simplificados para regulação da relação entre o Estado e os Grupos Culturais reconhecidos. A regulamentação da Lei Cultura Viva está em andamento desde sua sanção em 2014 e a primeira Instrução Normativa/IN deverá ser publicada após reunião do Grupo de Trabalho de regulamentação da Política Nacional de Cultura Viva/GT PCV, que acontecerá nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2015, em Brasília-DF. 

Os Grupos culturais contemplados no Edital 01/2014-Secult-Ba, assim como os contemplados em editais em outros Estados, nesse período, aguardam a regulamentação da Lei para dar início aos seus Planos de Trabalho. Após a publicação da IN no Diário Oficial da União, os Estados farão os ajustes necessários para o cumprimento da lei e darão início ao processo de assinatura dos Termos de Compromisso Cultural. Conforme sinalizado por Sandro Magalhães/Sudecult, "a Secult – BA envidará todos os esforços para a agilidade do processo de assinatura e pagamento do Edital 01/2014 e garante que os recursos da contra partida estarão disponíveis em tempo". E, espera que a regulamentação em curso preveja o processo de regularização da situação dos Pontos de Cultura com problemas na prestação de contas, segundo Magalhães, atualmente são 08 PCs em Tomada de Contas especial e esse número pode aumentar, expondo e criminalizando instituições e agentes.

Segundo Lula Dantas, Representante da Região Nordeste/CNPdC no GT PCV, a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura/CNPdC tem investido na busca de alternativas para regularização dos PCs dos editais anteriores, ainda inadimplentes, e apontam como sugestão para a solução de erros gerados pelo excesso de burocracia, demora nas análise das prestações de contas e engessamento financeiro do Convênio, as "Ações Compensatórias" por meio de termo de ajuste de conduta, onde o PC devolveria em serviços o valor a ser devolvido em dinheiro. que as instituições não tem; a "Prescrição", definindo um prazo limite para a dívida, e a"Anistia", a exemplo da solução já utilizado pelo Governo Federal para resolver as questões dos bancos, montadoras de automóveis e latifundiários.

A atividade contou com a presença do Secretário de Cultura Jorge Portugal, que afirmou ser o diálogo a estratégia e a marca da sua gestão e convidou a CEPdC à compor a Comissão de trabalho da Conferência Estadual de Cultura. Na ocasião, foi apresentada a nova Diretora de Cidadania Cultural Luísa Saad. Participou também o Representante da Regional BA/SE do MinC, Lula Oliveira, que reafirmou o compromisso e a parceria da Regional com a política dos Pontos de Cultura, com a implementação do Sistema Nacional de Cultura no Estado da Bahia e com a garantia da participação social.

A CEPdC solicitou o empenho da Secult-BA para a articulação e realização de Audiência Pública Cultura Viva, com o objetivo de promover o diálogo sobre a implementação da lei no Estado da Bahia, entre os Gestores públicos de Cultura, Representação dos Pontos de Cultura, Órgãos de Controle e Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. Ainda, a discussão da Lei Cultura Viva Baiana, a exemplo de outros Estados que já estão desde antes da aprovação da lei nacional promovendo esse debate e até com Lei Sancionada como é o caso do Rio Grande do Sul. 

A Criação dos Comitês Gestores Estaduais são a base da garantia do controle social e espaço legítimo da gestão compartilhada da política, passando do discurso para a prática. A necessária articulação e integração da PNCV com o Sistema Estadual de Cultura. A criação do Fundo Estadual da PNCV, o reconhecimento dos Fóruns e Comissões dos Pontos de Cultura, a previsão de recursos para o funcionamento dos fóruns, comissões e Teias, Editais de fomento as ações temáticas, Programa de formação/educação continuada, são exemplos de questões que a legislação nacional não esgota e que, em razão da autonomia dos entes federados, faz-se necessário dar a devida atenção a importância de uma legislação estadual que acompanhe as diretrizes da nacional,  e mais, que garanta a integração desta no Estado.

A articulação institucional entre a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Educação foi apresentada como necessária e urgente para promover a princípio atividades de formação em ferramentas de comunicação livres, colaborativas e solidárias, em política cultural, em Gestão e Prestação de contas e a articulação das redes de Pontos nos Territórios de identidade, foram relembradas pela CEPdC como ações estruturantes para a consolidação da Política Nacional de Cultura Viva no Estado e são demandas já apresentadas e trabalhadas em formato de Atividades Territoriais que não saíram do planejamento.

O investimento em recursos humanos, físicos, tecnológicos e políticos para que a Secretaria de Cultura do Estado, por meio da consolidação e ampliação da Diretoria de Cidadania Cultural, tenha condições de enfrentar os desafios impostos com a nova legislação, acompanhar a dimensão e o potencial da Política Nacional de Cultura Viva, levando essa ação que é referência nacional e internacional, a todos os municípios da Bahia.

As Câmaras Temáticas de Cultura dos Territórios de Identidade foram também citadas como espaço de articulação, mobilização e acompanhamento das políticas públicas de cultura, ignoradas pelo poder público, não dispõem de recursos nem apoio para a realização de suas atividades, o que dificulta o processo de descentralização e de interiorização da política cultural no Estado da Bahia. Questão agravada com a situação ainda não definida das contratações dos Representantes Territoriais da Cultura/RTCs, presenças indispensáveis e interlocução necessária para a implementação do Sistema e do Plano Nacional de Cultura nos 27 Territórios.

Na oportunidade foi criado o Grupo de Trabalho para ajuda aos PCs com dificuldades na prestação de contas e/ou inadimplentes., foram confirmados enquanto voluntários para composição inicial, Mestre Lula, Toquinha Cruz, Graça da Cesta, Suely Melo e Cristina Alves.

A expectativa do Movimento Estadual dos Pontos de Cultura é retomar o diálogo e o trabalho institucional entre a CEPdC e a Secult, que não se reuniam desde a Teia BA em maio de 2014, e que esta gestão reconheça e respeite a autonomia das Redes de PCs, suas formas de representação, articulação e educação, garantindo a participação social. Ainda, fomentando as ações temáticas prioritárias definidas no Fórum Estadual realizado em maio de 2014.

Salve os Pontos, Pontinhos e Pontões de Cultura da Bahia!
Salve a Cultura Viva!

#TahNaRedeéPonto

 Lula Dantas


ACESSE SÚMULA DA REUNIÃO PRODUZIDA PELA EQUIPE DA RR/BA/SE - MinC
CLIQUE AQUI

ACESSE ÁLBUM DE FOTOS PORTAL ITEIA
CLIQUE AQUI

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

PONTO DE CULTURA JOVEM ARTISTA


ACESSE MATERIAIS SOBRE O PONTO DE CULTURA JOVEM ARTISTA

https://drive.google.com/file/d/0B19ffc9WItTAUFp0RV80b2FnN0k/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/0B19ffc9WItTAZmNwM3VtMXdDejg/view?usp=sharing

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

REUNIÃO DA COMISSÃO ESTADUAL DOS PONTOS DE CULTURA COM GESTORES DO PROGRAMA CULTURA VIVA

Pessoal, estamos mobilizando para realizar reunião da Comissão Estadual dos Pontos da Bahia dia 09/02/2015.

Vamos articular ainda nesse período, uma reunião com a nova gestão da Secult, com a Regional do MinC e com Deputados que promovam a pauta da cultura. Mas precisamos de seu apoio e participação. E aew? Quem pode? 
Pauta reunião da Comissão:
Análise de conjuntura política estadual e nacional
Regimento Interno CEPdC - Arualização
Plano de Trabalho 2015
Estratégias para implementação da Lei Cultura Viva na Bahia
Caravana SCDC na Bahia

Reunião Secult BA e Representação Regional Ming BA
Apresentação da nova gestão
Estratégias para implementação da LCV na BA
Situação dos Contratos dos PCs do Edital 01/2014
Ampliação dos recursos físicos, humanos, tecnológicos e financeiros do PCV no Estado.
Caravana SCDC na Bahia

Deputados:
Estratégias para regulamentação da LCV na BA
Realização de audiências públicas Lei Cultura Viva Brasil
Criação da LCV da Bahia
Orçamento decente para a pasta da Cultura.


Acesse nossa página do evento no Facebook:  CLIQUE AQUI

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

CARTA DOS PONTOS DE CULTURA ENTREGUE AO SECRETÁRIO JORGE PORTUGAL NA SOLENIDADE DE POSSE 06 01 2015



Antenor Júnior, representante dos Pontos de Cultura, entrega carta ao Secretário Jorge Portugal.
Foto: Tacila Mendes

PALÁCIO RIO BRANCO
POSSE DO SECRETÁRIO DE CULTURA JORGE PORTUGAL
Foto: Antenor Jr / CEPdC-BA
JORGE PORTUGAL - SECRETÁRIO DE CULTURA DA BAHIA
Foto: Antenor Jr / CEPdC -BA






ACESSE O ARQUIVO EM PDF CLICANDO AQUI