sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA COMISSÃO ESTADUAL DOS PONTOS DE CULTURA DA BAHIA COM A SECULT/BA - 22/12/2015.

Painel Comis EPdC BA.png

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA COMISSÃO ESTADUAL DOS PONTOS DE CULTURA DA BAHIA COM A SECULT/BA - 22/12/2015.


Representantes da Comissão Estadual dos Pontos de Cultura da Bahia (CEPdC), participaram de uma reunião e de um ato simbólico de assinatura dos Termos de Compromisso Cultural, no dia 22 de dezembro de 2015, na sede da Secult/BA, situada no Palácio do Rio Branco, em Salvador - Bahia.

MANHÃ:
Os eventos tiveram início a partir das 10 horas, aconteceu na sala de reuniões, no encontro, Representantes da CEPdC, Lula Dantas, Leto Nicolau, Antenor Júnior, mestra Janete Lainha, Angélica Rodrigues e Ana Rita Araújo, com a participação de representantes dos novos Pontos de Cultura, Sueli Melo do GT de Ajuda aos PCs e Jorge Bartolomeu/Cobertura Audiovisual, e a Diretora de Cidadania Cultural, Luisa Saad, acompanhada do Coordenador de Acompanhamento dos Pontos de Cultura (PCs), Ugo Mello e da Coordenadora de Ações Transversais, Formação e Articulação dos PCs, Fernanda Apolonio, que discutiram e debateram, assuntos relacionados aos PCs/Programa Cultura Viva na Bahia, o Aditivamento do convênio do Estado com o MinC, assinatura dos PCs do Edital 01/2014, o cronograma de pagamentos aos PCs do Edital de 01/ 2014, o pagamento da 4ª parcela dos PCs do Edital 01/2008, a realização da Teia Ba (abril/2016) e da Teia Nacional (maio/2016) Salvador.

A reunião teve como pauta informar os procedimentos para assinatura dos Termos de Compromisso Cultural (TCC), o novo instrumento definido pela Lei Cultura Viva que substitui o Convênio  e o posterior pagamento aos 126 Pontos de Cultura do Edital 01/2014, previsto para após da abertura do ano fiscal. Na oportunidade a Diretora de Cidadania Cultural, Luisa Saad, informou que, para tanto, foi necessário aditivar o Convênio entre o Estado da Bahia e o MinC; adequando cronograma da dotação entre os entes, de forma a garantir o recurso do pagamento da primeira parcela, as instituições contempladas, que aguardam os recursos para iniciar seus projetos. Durante a reunião aconteceram várias intervenções do coordenador Ugo Mello e da coordenadora Fernanda Polonio, que prestaram suas colaborações referente aos novos procedimentos adotados no TCC e o cronograma de pagamentos.

A Teia Ba 2016, está prevista para maio de 2016,  nesta edição com a inovação  de etapas preparatórias, previstas para o mês de abril, reunindo os Grupos de Trabalho Territoriais e Temáticos da CEPdC, para a realização de seus Fóruns, em 06 Teias Inter Territoriais . Os critérios para composição das Teias Intersetoriais foram proximidade geográfica e equilíbrio do número de PCs por Território. Além da realização dos Fóruns específicos  dos PCs, as atividades tem a finalidade de promover a discussão no interior, acerca da implementação da Política Nacional de Cultura Viva no Estado da Bahia, levando em consideração a autonomia das Redes de PCs e sua representação na CEPdC, as realidades locais, e a necessária articulação institucional entre Gestores Públicos de Cultura, Conselhos de Cultura, Câmaras Temáticas de Cultura,Legisladores e a Rede Estadual dos PCs e as demais ações do Programa Cultura Viva na Bahia.

A CEPdC apresentou contribuições para que não se repitam erros já conhecidos,cientes e preocupados diante dos pouco tempo para a produção da atividade. Ainda não foi disponibilizado acesso ao Termo de Referência da Teia BA 2016.

Foi informado que além de participação de 01 representante no seu Fóruns Territorial, Tod@s os PCs da Bahia terão garantidas as despesas de 01 representante na Teia Nacional.

O tema  para a Teia BA 2016, proposto por membros da CEPdC foi TEIA DOS SABERES E FAZERES

O Fórum Estadual dos PCs, está previsto para acontecer uma dia antes da Teia Nacional, será composto pel@s Representantes Eleit@s nos Fóruns Territoriais, que acontecem nas Teias Inter Territoriais. Esta será a primeira reunião da nova gestão da CEPdC e terá como pauta a posse e assinatura da Ata da Nova Gestão da CEPdC, apresentação da sistematização dos encaminhamentos e documentos dos Fóruns Territoriais e Temáticos 2016, atualização do Regimento Interno da CEPdC, composição das Sub Comissões e eleição da Representação da CEPdC/BA para a Comissão Nacional dos PCs.

A convocação, articulação, programação, metodologia, sistematização e avaliação da Teia BA 2016 é de responsabilidade da CEPdC/BA.

A Teia Nacional prevista para maio de 2016, em Salvador, já com recursos repassados para as Vinculadas, cujo tema anunciado será Economia das Culturas/Economia solidária, ainda não dialogou com a CEPdC. Todas as ações e questões tem sido tratadas diretamente e unilateralmente com a Secult BA. O Ato simbólico de Assinatura dos TCCs dos PCs do Edital 01/2014,  aconteceu no Gabinete do Secretário Jorge Portugal, contou com as presenças d@s Diretores e Superintendentes e toda a Equipe da DCC.

Acesse Documentos :



TARDE:

O ato simbólico de assinatura dos Termos de Compromisso Cultural, aconteceu às 14 00 no Gabinete do Secretário Jorge Portugal, além deste,com a presença de representantes da CEPdC/BA e de PCs da Capital, contou ainda com as presenças de superintendentes, Diretores e Coordenadores da Secult, da Representação Regional BA/MinC, além da Equipe da DCC, conforme matéria publicada pela Secult/BA.

Na oportunidade foi apresentada ao Secretário e protocolada solicitação da Comissão para agilidade no pagamento da 4ª parcela dos PCs do Edital 01/2008, aguardando todo o ano de 2015.
ACESSE O DOCUMENTO CLICANDO AQUI

Acesse mais informações no site da Secult:

Celebramos um dia especial, apesar do pequeno Grupo Representando a CEPdC, onde a articulação institucional entre agentes e gestores conseguiu superar a burocracia estatal e, mesmo com a longa demora, garantir a continuidade da Política Nacional de Cultura Viva - PNCV no Estado da Bahia.

Desejamos aos PCs do Edital 01/2014, uma excelente execução de seus projetos, assim como os PCs do Edital 01/2008 e os PCs do MinC, Rede de Pontinhos de Cultura, Pontos de Leitura, de Cineclubes, de Pontos de Memória e demais ações desenvolvidas pelo Programa Cultura Viva em mais de uma década de atividades. Estaremos mobilizados e articulados na busca por socializar as informações para que a implementação da PNCV seja um processo democrático  e horizontal de contínuo diálogo e efetiva participação social. Teremos nos Fóruns e Teias as oportunidades para apresentação de sugestões, críticas e contribuições de tod@s à esse processo e ainda quanto ao funcionamento da CEPdC-BA.

Atenciosamente,

Comissão Executiva CEPdC/BA
Antenor Júnior
Angélica Rodrigues
Janete Lainha
Leto Nicolau
Lula Dantas

GT Ajuda aos PCs
Suely Melo

Cobertura audiovisual
Jorge Bartolomeu

Visite Facebook dos PONTOS DE CULTURA DA BAHIA

PONTOS BA.jpg

novos pontos de cultura
Foto: Tacila Mendes



Um comentário:

  1. Salve a tod@s! Parabenizo a toda a equipe que se fez presente e atuante neste ato de celebração do PNCV no Estado da Bahia. A Comissão Executiva CEPdC/BA, GT ajuda aos PCs e a cobertura audio visual. Me sentir bem representado por todos.

    ResponderExcluir