terça-feira, 29 de maio de 2018

IV FÓRUM CEARENSE DOS PONTOS DE CULTURA - REENCONTRANDO E REENCANTANDO A CULTURA VIVA!


Salve Ponteirxs e Parceirxs da Cultura Viva!

Participei, na condição de Convidado e Membro da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, do IV Fórum Cearense dos Pontos de Cultura, no Theatro José de Alencar, de 24 a 26 de maio de 2018, em Fortaleza. Realizado pela Secretaria de Cultura do Ceará em Parceria com a Comissão Cearense dos Pontos de Cultura. O evento contou com a adesão de grande parte da Rede Estadual de PCs, apesar da paralisação nacional dos Caminhoneiros, que não permitiu a ida de várias representações do interior do estado.


A atividade contou ainda com as presenças e exposições em palestras e rodas de conversa, do ex Ministro Juca Ferreira, do ex Secretário de Cidadania Cultural Célio Turino, do Secretário de Cidadania e da Diversidade Cultural Cristiano Vasconcelos, dos ex Diretores de Cidadania e da Diversidade Cultural Pedro Vasconcelos e Alexandre Santini e do Secretário de Cultura do Estado do Ceará Fabiano Piúba, que participou de toda a programação. Participaram ainda Mãe Beth de Oxun (Côco de Umbigada) e Cristina Alves (Iteia).


Na pauta a campanha #PriorizeCulturaVivaCeará, que visa promover o diálogo e articulação para a criação e sanção da Lei Cultura Viva do Ceará, ferramenta importante para garantir a autonomia da Gestão e do Controle Social da Política Estadual de Cultura Viva. Acesse mais informações, fotos, vídeos e documentos com as deliberações do IV Fórum Cearense dos Pontos de Cultura: https://www.facebook.com/culturavivaceara


Na oportunidade foi eleita e empossada a nova composição da Comissão Cearense dos PCs, foram definidas estratégias de articulação e de comunicação da Rede e iniciado o diálogo institucional com a Secretaria de Cultura do Estado.


                            ​​Fotos: Acervo Comissão Cearense dos Pontos de Cultura

O evento promoveu ainda apresentações culturais Lançamento do livro "Cultura Viva Comunitária", do gestor cultural, Alexandre Santini. E do livro " Direitos Humanos, democracia e reflexões sobre o Brasil contemporâneo," organizado pela ONG Fábrica de Imagens.  
Seguimos na construção por uma política pública que mantenha nossa Cultura Viva!!!

Lula Dantas

segunda-feira, 21 de maio de 2018

PRECISAMOS FALAR DE CULTURA VIVA

                                        

O Programa Cultura Viva foi criado em 2004 tendo como carro chefe os Pontos de Cultura. Programa inovador e sem precedentes em democratização cultural, torna-se Política de Estado em 2014 por meio da Lei 13.018.


Com foco na potencialização de experiências culturais não-hegemônicas, a Política Cultura Viva deve promover aspectos e atores da cena cultural brasileira através da afirmação de nossa diversidade sociocultural e de nossas múltiplas identidades, tendo em seu horizonte a constituição de uma sociedade mais justa, solidária e igualitária.

A Bahia, atualmente, reúne cerca de 338 Pontos de Cultura, espalhados por todos os Territórios de Identidade.

A página Priorize Cultura Viva Bahia, replica a Campanha iniciada pela Rede Cearense de Pontos de Cultura, tem o objetivo de comunicar e articular os Pontos de Cultura bahianos, quanto a criação da Lei Cultura Viva da Bahia, além de ser um canal de diálogo para o fortalecimento da Política Nacional de Cultura Viva na Bahia. #PriorizeCulturaVivaBahia

domingo, 6 de maio de 2018

CARTILHA CULTURA VIVA


 CARTILHA CULTURA VIVA
O programa Cultura Viva é concebido como uma rede orgânica de criação e gestão cultural, mediado pelos Pontos de Cultura, sua principal ação. A implantação do programa prevê um processo contínuo e dinâmico e seu desenvolvimento é semelhante ao de um organismo vivo, que se articula com atores pré-existentes. Em lugar de determinar (ou impor) ações e condutas locais, o programa estimula a criatividade, potencializando desejos e criando situações de encantamento social.

ACESSE:
https://drive.google.com/file/d/1VJsMe56el7BN1jaOf-70upIWhh6PT-qFHGUPpYUB1cfF_AfrRXc8ml5NC4pG/view?usp=sharing