domingo, 20 de abril de 2014

PROPOSTAS APROVADAS PELO GRUPO DE TRABALHO BAHIA - III FNPdC - Fortaleza, 29 de Março de 2010


Acesse álbum de fotos virtual


Fortaleza, 29 de Março de 2010

Proposta 1:
Modelo de Organização e Gestão do Fórum Estadual
de Pontos de Cultura da Bahia
  • Princípios:
Organização Democrática, Descentralizada com base na estratégia de planejamento das políticas e projetos públicas do Estado, no caso da Bahia Territórios de identidade
  • Estrutura de Organização e Gestão:
Representantes titulares e suplentes eleitos por territórios de identidade formando o colegiado, para garantir a gestão compartilhada e ampla comunicação entre os pontos de cultura.
26 representantes titulares e 26 suplentes com uma Coordenação executiva representada por 8 membros dos representantes titulares com as funções de executar as articulações macro inter-institucionais, obedecendo a agenda deliberada na plenária do Fórum Estadual.
  • Criação de Grupos de Trabalhos correspondendo as deliberações do Fórum Nacional agregando as necessidades estaduais com o papel de articular e consolidar a integração e transversalidade das ações como também dos pontões da Bahia e/ou de outros estados.
  • Ponto de reflexão da natureza do Fórum de Pontos de Cultura para assegurar parcerias com a estrutura estatal e/ou privada que viabilize condições materiais para execução de ações coletivas, a exemplo dos encontros territoriais Estaduais e o Nacional e outros comandos de suporte e prestação de contas, gestão em rede e estrutura de comunicação.
Proposta 2:
Criação do GT da Capoeira Angola e Regional
Considerando a:
1- história da capoeira enquanto expressão multicultural de matriz africana que tem contribuições inegáveis para a identidade brasileira
2- trajetória de luta dos mestres de capoeira angola e regional que dedicaram sua vida para a preservação e disseminação da capoeira nos âmbitos municipal, estadual, nacional e internacional.
3- que os mestres de capoeira angola e regional são educadores natos cuja atuação contribui para a cidadania da sociedade brasileira principalmente para os segmentos menos favorecidos e que devemos aos mestres o devido reconhecimento financeiro inclusive com a aposentadoria
4- a mobilização do MinC para a elaboração de um dossiê sobre capoeira nas suas particularidades angola e regional, que resultou no reconhecimento da capoeira patrimônio cultural brasileiro (em 2009)
5- que esse reconhecimento criou altas expectativas quanto aos resultados e encaminhamentos práticos para a capoeira angola e regional, a exemplo de ações e programas dentro do Ministério da Cultura e quanto a políticas públicas nas esferas municipal, estadual e federal que até agora não foram atendidas e que não houve sinalização de que serão atendidas.
6- as especificidades histórico-culturais e financeiras demandadas para a execução dos trabalhos de capoeira angola e regional que ficam difusas no âmbito do GT de Matrizes Africanas,
7- A plenária Estadual da Bahia concluiu pela criação do GT de Capoeira Angola e Regional.

Proposta 3:
Criação de um Encontro Estadual de Artes dos Pontos de Cultura possibilitando assim uma maior participação das manifestações artísticas produzidas pelos pontos.


Proposta 4:
Políticas de continuidade dos pontos de cultura


Os pontos de cultura que tenham seus convênios encerrados e que cumpriram regularmente suas responsabilidades conveniadas, sejam automaticamente renovados seus convênios como forma de aditivo até que a lei do Programa Cultura Viva seja regulamentada.
PROPOSTAS EXTRAS
Proposta Extra 01: Criação de um GT de Filarmônicas e Fanfarras
Proposta Extra 02: Que as políticas públicas culturais implementadas, valorizem e incentivem um maior envolvimento de pontões e pontos de cultura na elaboração de ações (Programas e editais) havendo transversalidade nessas ações.


COMISSÃO REPRESENTAÇÃO NACIONAL REAFIRMADA NO GT ESTADUAL
ANGÉLICA R. DE OLIVEIRA - SANTA MARIA DA VITÓRIA - bibeugeniolyra@gmail.com
ANTENOR SIMÕES SANTANA - EUCLIDES DA CUNHA- antenorjr@congressoossertoes.com.br
CRISTINA ALVES – SALVADOR - cristinaalves62@hotmail.com
Luis Dantas – Itabuna - luizzata@oi.com.br
MARCIO CAIRES – LENÇÓIS - marciogrio@yahoo.com.br
MARIA APARECIDA RIBEIRO DA CRUZ - BOM JESUS DA LAPA - tokinhacruz@yahoo.com.br
PAULINE LEITE - VITÓRIA DA CONQUISTA - paulineleites@gmail.com
WILSON MÁRIO SANTANA – EUNÁPOLIS - sumarioviola@gmail.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário